quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Falecimento de Joel Gallinati Heim


Notícia
 
Amigos,
 
Venho, mais uma vez, postar algumas palavras e o faço, infelizmente, para noticiar o falecimento do Diretor da nossa biblioteca - hoje pertencente à Escola Judicial - JOEL GALLINATI HEIM.
 
Homem dedicado ao trabalho e de formação cultural, humana e técnica, ocupava um cargo de direção na Biblioteca do Tribunal, hoje Coordenadoria de Biblioteca da EJUD2.
 
Efetivamente, fará muita falta. Poucos sabem, mas em encontro de bibliotecários, em 2012, no TRT da 1ª Região, Rio de Janeiro, foi um dos palestrantes e qualificou-se pelo apontamento claro dos problemas enfrentados, iniciando sua fala com frases de Umberto Eco, como "a internet é um mundo selvagem e perigoso" e " a imensa quantidade de coisas que circulam é pior do que a falta de informação". Observou a necessidade de um acesso à informação com conteúdo e que as bibliotecas digitais e físicas dos tribunais se adaptassem para atender a uma demanda cada vez maior e mais qualificada. Chamou a atenção para a importância de se fazer a indexação das publicações, promovendo a análise dos documentos, a fim de traduzir os conteúdos, em termos, palavras-chave ou assuntos.
 
Tínhamos planos para aproveitar o potencial desse nosso bibliotecário e, assim que ocorreu a incorporação da biblioteca à Escola, Joel nos apresentou proposta para modificações que melhor atendessem o usuário.
 
Amigo Joel, para quem acreditar e crer, nesta hora é essencial, você certamente terá caminhos iluminados pela frente.
 
Cremos.
 
Carlos Roberto Husek

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela homenagem feita ao meu marido. É confortante saber que ele deixou uma imagem tão positiva também no meio profissional.
    Atenciosamente
    Ednamar Brugger

    ResponderExcluir